sexta-feira, 2 de junho de 2017

Caminhada de conscientização sobre a DENGUE é realizada em Mairi



Estudantes de escolas municipais, agentes de saúde, secretários e a comunidade de um modo geral participaram na manhã desta sexta-feira (2), em Mairi, de uma caminhada de conscientização e combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.
















A caminhada começou com um alongamento na Academia da Saúde. Em seguida, os participantes percorreram as principais ruas do centro da cidade levando faixas e cartazes confeccionados em sala de aula. Foram distribuídos folhetos alertando a população sobre os cuidados que precisa ter para combater o aedes aegypti.



Na Praça Municipal, os estudantes apresentaram dramatizações e paródias. Algumas crianças, inclusive, se vestiram de mosquito da dengue e mandaram o recado para os moradores sobre os cuidados que precisa ter para evitar a proliferação do mosquito.

Diferenças entre dengue, chikungunya e zika
De acordo com o Ministério da Saúde, a dengue, chikungunya e zika têm similaridades, no entanto, elas possuem algumas características peculiares. O indivíduo pode, inclusive, contrair as três doenças ao mesmo tempo.





Conheça os sintomas e fique atento.

Dengue
A pessoa pode ter dor de cabeça intensa, febre acima de 38º entre 2 e 7 dias. Há coceira leve e às vezes pode surgir manchas vermelhas a partir do 5º dia.

Chikungunya
A chikungunya causa dores mais demoradas, em geral nas articulações, que pode durar até 1 ano. Paciente pode ter febre.


Zika

Já a zika é caracterizada pelas manchas vermelhas pelo corpo e olhos vermelhos mesmo sem ter febre. Quando contraída durante a gravidez pode levar problemas para a criança, como a microcefalia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário